Primeiros Passos na Construção dos Containers Marítimos

Primeiros Passos na Construção dos Containers Marítimos


Em novembro de 2021, quando eu chamei o meu amigo e empreiteiro, o construtor Carlos Antônio de Souza Pereira, proprietário da Atual Construção e Reformas, com sede em Brasília, para conversar sobre a viabilidade do projeto, nós ainda não sabíamos o que iríamos enfrentar. Ele é profissional muito experiente e qualificado e topou na hora. Apenas me alertou que a obra incomum poderia exigir alguma adaptação por parte da equipe que ainda não tinha feito uma casa com container antes.

No início, havia um certo receio inevitável pelo novo por parte de todos, inclusive da minha parte.
Certo é que não encontramos nenhuma dificuldade. Pelo contrário. Em 8/12/2021, iniciamos a obra que foi concluída em 6 meses que foi grande um sucesso.

A primeira etapa, que incluía 5 containers, totalizando 135 m² de área construída, a rede de água com 200 metros de distância, a rede de esgoto, a rede elétrica com 120 metros de distância, duas cercas de 80 metros cada, a piscina, piso do pátio que envolve a piscina, de aproximadamente 400 m², tudo ficou pronto em um tempo extraordinário: apenas 6 meses!

É como se pudéssemos estabelecer um prazo de 1 mês para cada container ficar pronto. Isso mesmo tendo atravessado o período do Natal de 2021, o carnaval de 2022 e as grandes chuvas no primeiro semestre de 2022 que retardaram as obras. Terminamos praticamente tudo no início de junho de 2022.

Na segunda etapa, quando construímos mais 5 containers, totalizando 150 m² -- eu ainda vou detalhar melhor esta etapa no futuro --, um novo recorde: 3 meses! Menos de um mês por container!

É por isso que estou cada dia mais entusiasmado com a construção modular em containers marítimos e quero compartilhar a minha experiência com outros interessados.

Voltando à primeira etapa, quando construímos os 5 primeiros containers em 6 meses, aproveitamos uma antiga quadra poliesportiva com base e não houve necessidade de fazer as sapatas.

Resumindo as etapas da obra, foi mais ou menos assim: colocamos os containers na nossa base que era a antiga quadra poliesportiva; o serralheiro Gilmar Inácio, ótimo profissional, fez cortes dos containers e fez as molduras com perfis para a colocação das esquadrias de vidro das portas e das janelas encomendadas pelo Elísio Souza Nunes, o vidraceiro da nossa equipe, que colocou as esquadrias; em seguida, o pisco vinílico foi colocado por uma equipe especializada após o nivelamento do piso de containers que é de madeira e costuma vir um pouco surrado.

O próximo passo foi fazer o telhado no qual utilizamos estrutura de ferro -- mais um serviço para o serralheiro --, manta térmica e telha ecológica. Na sequência, o forro de gesso com isolamento de lã de pet foi feita pelo Ismael, a pintura dos containers por dentro e por fora foi feita por vários membros da equipe. Finalmente, chegamos às instalações elétricas e hidráulicas com o nosso amigo Claudemar de Souza Pereira e fim. Posso ter esquecido alguns detalhes, mas o certo é que foi tudo muito rápido.

Nós próximos artigos, pretendo detalhar melhor cada etapa.