A Preparação do Terreno para Receber o Container Marítimo

A Preparação do Terreno para Receber o Container Marítimo


Em primeiro lugar, deve-se levar em conta os obstáculos existentes no terreno, pois o container é transportado por uma caminhão de carroceria grande e precisa de auxílio de outro caminhão munk ou guindaste, conforme o caso, para ser instalado no local adequado.

Quanto mais difícil o acesso, maior será o guindaste e, consequentemente, o preço do serviço.

Por sorte, meu terreno é grande e plano, mas, nem por isso, tudo correu às mil maravilhas. O importante é que aqueles que trabalham na área já estão acostumados a encontrar alguns obstáculos para superar.

Além disso, o container deve ser colocado em bases sólidas capazes de deixá-los nivelado, imóvel e livre de inundações das águas pluviais.

Costuma-se fazer as fundações por meio de 4 sapatas isoladas quadradas no caso do container de 20’ (6 x 2,44 m) ou 6 sapatas no caso do de 40’ (12,2 x 2,44 m), que, no caso, são pilares quadrados rasos de concreto armado capazes de suportar as tensões de tração de carga baixa a média.


A sapata isolada é um dos tipos de fundação superficiais mais simples da construção civil. Para construí-las, basta escavar o terreno, aplicar uma camada de concreto magro no fundo e nas laterais, depois fazer as formas de madeira niveladas para posterior colocação da armadura de ferro e, por fim, concluir com a concretagem.

As vantagens das sapatas são o seu baixo custo, a rapidez de execução, a desnecessidade de equipamentos e ferramentas especiais, a pouca escavação e o baixo consumo do concreto, dependendo do projeto estrutural da obra e do tipo de solo.

Após a construção das sapatas e a secagem completa do concreto, basta um caminhão munk ou um guindaste para colocar o container alinhado nas 4 ou 6 bases, conforme o caso.