Mané Mercado - Centro Gastronômico do Complexo Mané Garrinha
O projeto que reúne mais de mais de vinte nomes da gastronomia local da cidade no complexo do Estádio Nacional de Brasília.
Com um investimento de pelo menos R$ 10 milhões, somados os aportes do grupo e das marcas envolvidas, e a geração de pelo menos 350 empregos diretos, o Mané aproveita a estrutura do anexo do Ginásio Nilson Nelson, construído para dar suporte aos Jogos Panamericanos de 2007 e que estava sem uso e sucateado.
Foram alguns meses para definir o projeto arquitetônico, mais cinco meses de obra.
O mercado tem a estética de Brasília, mas a identidade visual é muito colorida. Já a vírgula dá a ideia de pausa após um dia de trabalho.
A curadoria tratou de escolher os chefs de cozinha que fariam parte dessa história.
O fato de estar centralizado, num lugar por onde passam 150 mil carros por dia e em que a oferta de boa comida não consegue suprir toda a demanda, fez com que o local já seja bastante procurado.
Lugar excelente para almoço, happy hour e jantar, tem como principal características o atendimento híbrido, que mescla o autosserviço (compra e retirada no balcão das operações) e pedidos à mesa.
Outra tentativa de mudança de hábito são as mesas compartilhadas, coisa que já vi sendo testada em restaurantes sem sucesso, mas que pode dar certo no Mané, tendo em vista o caráter mais informal do lugar.
Inspirado em feiras e mercados de cidades turísticas como Nova York, Barcelona, Lima e Lisboa, o empreendimento foi projetado pela Bloco Arquitetos e conta ainda com bares de cerveja e drinques, adega de vinhos, a Casa Singular (decoração) e brinquedoteca de dois andares.
Para o delivery, o mercado conta com a parceria inédita com o iFood.