Cine Brasília
Figurando entre os mais icônicos cinemas de rua do país em pleno funcionamento, o Cine Brasília é parte do projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer, integrante do Quadrilátero Modelo de Lúcio Costa e foi inaugurado em 22 de abril de 1960, um dia depois da cidade-utopia. A motivação modernista, a arquitetura única e as oportunidades naturais de uma capital em construção já faziam de Brasília inspiração para uma série de diretores, cineastas e pensadores do cinema.
Com a vinda de Paulo Emílio Salles Gomes a convite de Darcy Ribeiro para a fundação do curso de cinema na Universidade de Brasília (1965), a cidade confirma de vez sua vocação para as artes cinematográficas, e o Cine Brasília torna-se casa para as revoluções do cinema nacional. No mesmo ano funda-se a Semana do Cinema Brasileiro, que daria origem ao Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o mais político, longevo e vibrante festival do nosso cinema, que no Cine Brasília fez lar desde a primeira edição.
Um dos mais importantes equipamentos culturais de exibição cinematográfica da América Latina, o Cine Brasília recebeu o título de “Patrimônio Mundial da Humanidade” em 1987. Sua dimensão histórica se confunde com a trajetória do cinema local e nacional. O espaço possui a expressão simbólica e estética da capital do país, seja pela arquitetura ou por suas especificidades como sala de projeção, que proporciona ao espectador uma experiência cinematográfica de excelência.